
-
Arquitetos: DEB, El Equipo Mazzanti
- Área: 2190 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Monica Barreneche, Sebastian Franco
-
Fabricantes: Eternit, Serye

Descrição enviada pela equipe de projeto. As praias de Salinas del Rey são consideradas o segundo melhor local a nível internacional para praticar kitesurf devido às excelentes condições bioclimáticas e atmosféricas do local. Este projeto surge da necessidade de instalar equipamentos esportivos de alta qualidade para satisfazer a demanda turística dos praticantes de esportes aquáticos.

Além do equipamento, busca-se desenvolver áreas de lazer para os turistas, promovendo o comércio e a cultura local. Propõe-se a criação de uma barreira vegetal com vegetação nativa para limitar o desenvolvimento urbano e proteger o espaço público da praia.



O projeto arquitetônico divide-se em três partes principais. A primeira concentra-se no desenvolvimento de dunas ou coberturas paisagísticas, concebidas para proteger o equipamento principal dos ventos predominantes do noroeste. Essas dunas, que também atuam como elementos decorativos que introduzem vegetação e trilhas utilizando elementos naturais do ambiente, servem como espaços para o comércio e a cultura gastronômica.



O edifício principal inspira-se na abstração de uma duna de areia, adotando a sua forma de maneira orgânica em relação ao ambiente. Este equipamento desenvolve-se como uma grande cobertura elevada da areia, proporcionando espaços interiores que melhoram o conforto térmico e albergam as atividades do programa.



O material utilizado é principalmente madeira, adaptando-se ao desenho curvo da superfície da duna. O calçadão do projeto foi concebido como um braço de conexão entre a praia e as principais instalações, funcionando como acesso principal ao projeto. Seus caminhos sinuosos elevados evitam inundações e conectam organicamente as áreas de estacionamento com os elementos arquitetônicos do programa.































